segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cuidados para garantir um cabelo saudável e bonito



"Quem nunca escutou a expressão "o cabelo é a moldura do rosto" ? A verdade é que os cabelos têm um papel fundamental na composição da nossa aparência. E ter cabelos bonitos e saudáveis não ocorre ao acaso, é preciso ter cuidados diários para tratar e, principalmente, prevenir os danos aos cabelos."


Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.
Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também uma camada de sebo, uma substância oleosa secretada pelos folículos capilares, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.
A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.


Há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.

Brilho
Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz.
Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa ao cabelo.

Eletricidade estática
Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.

Força
Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.
Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.

Exposição solar
A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos.
Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.
Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.

  • Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido....
  • Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
  • Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
  • Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.
  • Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.
  • Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
  • Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.
  • Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
  • A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
  • Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.


Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4644&ReturnCatID=666

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Truques caseiros para manter os cabelos bonitos


Alguns cuidados simples podem e devem ser adotados em casa e, desta forma, até o potencializar os resultados que conseguimos no salão. O hairstylist Marcos Coraza, do salão Gilberto Cabeleireiros apresenta segredinhos e cuidados básicos que mantém os cabelos atraentes e saudáveis.
• Quando tingir os fios aguarde aproximadamente 48 horas para a próxima lavagem. Esse tempo é ideal para que os cabelos retenham mais os pigmentos da cor.
• Após a aplicação do condicionador, retire muito bem todo produto e deixe uma ducha de água fria cair. Essa atitude ajuda os fios a fecharem mais suas cutículas promovendo o brilho.

• Antes de usar o secador  é bom utilizar a toalha para secar os fios muito bem. Este cuidado impede que o calor intenso danifique os fios.

• Tente não escovar os cabelos molhados, isso pode torna-los quebradiços. Utilize os dedos ou pentes com dentes bem largos.
• Para diminuir a tensão ao prender os cabelos use prendedores mais macios para segurar osrabos de cavalo e pontas de tranças. Sempre mude o lugar de prender para não marcar nem dobrar os fios.
• Antes da exposição ao sol, prepare-se: sempre utilize chapéu e aplique cremes leave-in ou protetores de sol específicos para cabelos.
 Corte as pontas regularmente e faça hidratação a cada mês.
• Não lave os cabelos com água muito quente, não use secador muito quente e não fique o dia todo passando a mão nos cabelos, você vai passar toda a sujeira de sua mão para os fios.
Esses segredos devem ser espalhados aos quatro ventos. São a chance de cuidar da beleza que nasce na raiz e vai até as pontas.

Dicas para cuidar de cabelos tingidos no verão


Em meio a toda descontração das férias, é normal que muita gente deixe de lado toda a rotina diária de beleza  para aproveitar mais o tempo livre. O grande problema é o resultado de tanto descuido na hora de voltar para as atividades cotidianas: pele ressecada, cabelos sem vida, unha quebradiças…Só mesmo um dia inteiro no salão para resolver!
Mas os efeitos negativos do verão costumam ser ainda mais intensos no caso de quem tem cabelo colorido, seja com luzes, tinturas, reflexos. E isso acontece porque a superexposição à luz solar costuma enfraquecer os fios, que ficam porosos e desbotam mais rápido que o normal.

Para evitar esse probleminha, o ideal é sempre usar chapéus e leave-ins com protetor solar na formulação. Sempre passe o produto novamente a cada quatro horasou depois de dar um mergulho na piscina ou no mar.
Na hora de lavar, lembre-se: use sempre shampoos e condicionadores feitos especialmente para cabelos tingidos, desse jeito a cor dura bem mais que o normal.

Como escolher o shampoo certo para cada tipo de cabelo


Toda semana surgem novas marcas e tipos de shampoos nas gôndolas dos supermercados e, para dificultar ainda mais nossa escolha, todos eles garantem ser a melhor opção  para ficarmos com cabelos sedosos, hidratados e saudáveis com o passar do tempo.
Mas muito mais importante do que se atentar à marca  escolhida, é verificar se o produto realmente atende os requisitos para tratar o tipo de cabelo. Afinal, as necessidades de um cabelo oleoso são muito diferentes das de um cabelo seco e assim por diante.
Confira a seguir a listagem de substâncias que não podem faltar  no shampoo de acordo com cada tipo de cabelo:


Normais: ceramidas, algas, pantenol, proteínas e derivados de silicone e lanolina.

Ressecados: óleos e extratos, colágeno, ceramidas, silicone, pantenol, elastina e vitamina E.
Tingidos: aminoácidos, ceramidas, lanolina, queratina, aloe-vera e proteínas de soja e trigo.
Cacheados: ceramidas, calêndula, manteiga de karité e abacate, queratina, silicone e aminoácidos da seda
Oleosos: algas marinhas, aloe-vera, bétula, hamamélis e ácido salicilico
Agora que você já sabe quais substâncias são mais indicadas para seu tipo de cabelo, nunca deixe de conferir os rótulos dos shampoos para saber se você está escolhendo direitinho!
*A lista de substâncias foi extraída do site Minha Vida.

Fonte: http://www.lazerbeleza.com/2012/02/23/como-escolher-o-shampoo-certo-para-cada-tipo-de-cabelo/

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

CONGRESSOS E EVENTOS



Reconhecido por revelar jovens talentos para o mercado de beleza, o 11º Campeonato Hair Brasil incentiva o desenvolvimento técnico e ajuda os profissionais a alavancarem suas carreiras.

O evento acontece nos dias 25 e 26 de março de 2012 (domingo e segunda-feira) em um palco especialmente montado para que os participantes possam apresentar seus conhecimentos técnicos e criatividade. Vagas limitadas.



Coloque à prova suas habilidades artísticas.
Inscreva-se no Campeonato HAIR BRASIL!

Veja as Categorias:


• Corte e Cor Feminino (40 vagas) - 25 de março
• Corte e Cor Masculino (40 vagas) - 25 de março 
• Penteado Gala (40 vagas) - 25 de março 
• Maquiagem Social (30 vagas) - 26 de março 
• Maquiagem Artística (30 vagas) - 26 de março 
• Manicure Artística (30 vagas) - 26 de março 
• Hands on (40 vagas ) - 26 de março



Premiação: 

Vencedor de cada categoria: um iPad
2º e 3º colocados: troféus e prêmios dos patrocinadores 



Informações:
Secretaria de Congressos Hair Brasil

E-mail: congressos@hairbrasil.com.br

RealizaçãoPatrocinador


 


Fonte: http://www.hairbrasil.com/index.php

Hair Brasil Today: jornal diário vai mostrar toda a dinâmica da Hair Brasil 2012



A grande movimentação de estandes, os melhores lançamentos da indústria e todos as tendências mundiais de beleza estarão no Hair Brasil Today, jornal diário editado pela Publimed Editora, distribuído gratuitamente a visitantes e expositores durante os quatro dias da Hair Brasil 2012.

A parceria com a Publimed Editora é realizada desde 2009 e interliga as expectativas de expositores e visitantes, informando com qualidade os melhores momentos da feira. "Hair Brasil Today vai levar notícias sobre os shows, tendências de moda, mercado e entrevistas com profissionais do setor", disse Adilson Luiz Furlan de Mendonça, diretor da Publimed Editora.

Uma equipe de 20 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, designers e produtores estarão responsáveis pela cobertura diária, com sua redação instalada dentro da própria feira. "Os exemplares serão impressos durante a madrugada para, na manhã seguinte, serem distribuídos aos visitantes da Hair Brasil", completa Adilson.

O HAIR BRASIL TODAY também terá edições digitalizadas, que estarão disponíveis no portal da feirawww.hairbrasil.com, possibilitando o acesso de milhares de profissionais, em qualquer parte do país e do mundo.

Entre as novidades deste ano, está o envio das quatro edições do jornal para os principais salões de beleza do Brasil. "Com isso, queremos que os profissionais tenham um bom material de consulta no pós-feira, já que vários lançamentos apresentados na feira são divulgados no jornal", disse Adilson Furlan.

A Publimed Editora foi convidada a realizar esse trabalho para a Hair Brasil por possuir expertise adquirida em outros projetos realizados em parceria com o Grupo Couromoda que promove feiras como a Hair Brasil, Couromoda, Hospitalar e recentemente lançou a São Paulo Prét-à-Porter.

Como participar
Os interessados em participar ou divulgar seus lançamentos no jornal diário da Hair Brasil podem entrar em contato pelo e-mail comercial@publimededitora.com.br ou pelo telefone(11) 3966-2000.


Fonte: http://www.hairbrasil.com/index.php

Quando a é a hora certa de cortar o cabelo?



Quem adora manter um cabelão comprido sempre tem dó de ir no salãoe mudar o comprimento. Mas, independente do corte que se use, é necessário realizar cortes de manutenção periodicamente para manter os fios saudáveis  e até mesmo para que eles cresçam mais rápido.
A média ideal de intervalo para cada corte fica entre 30 a 40 dias, no máximo, senão há um sério risco de a aparência dos fios ficar desleixada devido a um desgaste natural das pontas.

Este processo de desgaste é natural e vai acontecer mesmo que se realize uma rotina de hidratação regular com creminhos e reparadores de pontas. Além de eliminar pontinhas ressecadas e pontas duplas, o procedimento ajuda a manter o cabelo sob controle e mais fácil de cuidar.

Lembre-se: assim como acontece com as unhas, o cabelo cresce na raiz, e não nas pontas. Enquanto no caso das unhas a manutenção é feita com lixas, no cabelo o jeito é cortar entre 0,5 ( mínimo) e 2 (cm) máximo a cada visita periódica no salão.

Fonte: http://www.lazerbeleza.com/2012/02/15/quando-a-e-a-hora-certa-de-cortar-o-cabelo/

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Como evitar a desidratação capilar


O cabelo é permanentemente agredido por agentes externos, contaminação ambiental, temperaturas extremas, e sua primeira reação é a desidratação, passo anterior ao efeito seco e encrespado. Para que você não tenha esses problemas, a rede de salões espanhóis Cebado apresenta algumas dicas para manter as madeixas sedosas.
- Antes de aplicar qualquer tratamento nas madeixas, é necessário que um cabeleireiro experiente realize um diagnóstico completo, para determinar as condições dos fios e do couro cabeludo.
- Eleja um xampu com o grau de hidratação adequado. Existem várias concentrações de ativos emolientes, que hidratam os fios enquanto realizam a limpeza. Quando os cabelos estiverem muito secos, evite os xampus de limpeza profunda.
- Se o xampu escolhido é indicado para o seu tipo capilar, use-o sem medo, quantas vezes for preciso. Caso pratique algum esporte, é possível lavar os fios até duas vezes ao dia, sem que eles sofram algum dano.
- A máscara hidratante é um tratamento de choque para restaurar a umidade ideal para os cabelos. Dependendo do estado de desidratação dos fios, o produto deve ser usado uma vez por semana. Se o caso for grave, esse período pode ser reduzido para até três vezes por semana.
- O uso do condicionador é essencial para restaurar cabelos desidratados. Ele deve ser aplicado antes do enxágue final; basta deixá-lo agir por alguns minutos antes de retirar com água. O condicionador também atua como protetor capilar frente ao ar quente do secador.
- Utilize condicionadores que não necessitem de enxágue,os chamados leave-ins. Alguns podem ser aplicados inclusive sobre os fios secos. Além de hidratar, eles modelam a cabelleira.
A vantagem de ter cabelos secos:
- Permite lavagens diárias e não ficam com aspecto de oleoso.
Os inconvenientes de ter cabelos secos:
- Se desidratam com facilidade, mostrando-se frágil e quebradiço.
- Ficam crespos e com frizz, difícil de se manterem penteados.
- Têm muita eletricidade estática



Tipos de cabelo: descubra qual é o seu e como deixá-lo ainda mais bonito


Qual é o seu tipo de cabelo? Muitas vezes, temos a preocupação de comprar bons cosméticos capilares, mas não combinamos suas propriedades com o que os fios realmente precisam. Muito além de uma haste flexível composta por escamas, cutículas, córtex e medula, o cabelo pode tomar diferentes formas, variadas cores e texturas pelas mãos de quem sabe trabalhar. “Além de emoldurarem o rosto, os cabelos podem sinalizar a forma de encarar a vida”, afirma o cabeleireiro Silvio Amaral.
A dica que Sílvio dá para compor um look é analisar o tipo de cabelo e como ficará o resultado final. Isso ajuda na hora de decidir o que fazer e quais finalizadores usar para chegar ao resultado esperado. "Para cada tipo de cabelo existe um tratamento específico. Lisos, cacheados, crespos, loiros, ruivos ou em qualquer outra forma e cor que a criatividade permitir, todos os cabelos devem receber o tratamento ideal para que fiquem belos e que os torna sedosos e brilhantes".
Sílvio listou as características de cada tipo de cabelo e deu algumas dicas de como cuidar de cada um:

Cabelos oleosos

Não apresentam muito volume e têm um aspecto pesado e gorduroso devido à produção excessiva das glândulas sebáceas. Especto também pode ser causado por processos e produtos inadequados, como o uso de água muito quente e o ato de passar as mãos muitas vezes nos fios. Para amenizar este problema, use xampus indicados para limpeza do couro cabeludo. Nunca use água quente e não aplique condicionador próximo à raiz. Evite calor excessivo, principalmente próximo à raiz, e use secador na velocidade média.

Cabelos secos

São mais volumosos, com um aspecto  áspero, e não têm muito movimento. Devido ao funcionamento incorreto das glândulas sebáceas, possui pouco brilho e, às vezes, os fios acabam quebrando com mais facilidade por causa do alto índice de ressecamento. As escamas são vulneráveis aos agentes externos, o que faz com que este tipo de cabelo perca hidratação e pigmentação com mais facilidade. Intercale o condicionador com máscaras de ação instantânea de 2 a 3 vezes por semana, e faça tratamentos frequentes no salão. Prefira produtos com ativos ultra-hidratantes, como a manteiga de karité, silicones, entre outros.

Cabelos mistos

São os mais comuns. Geralmente são oleosos na raiz e mais ressecados ao longo do fio. Evite vento quente próximo à raiz e use xampus para raiz oleosa. Para compensar o efeito desses produtos, use máscaras nas pontas, intercalando com condicionador e leave-in, sempre.

Cabelos normais

Têm aspecto brilhante, sedoso e macio, e dificilmente apresentam problemas de oleosidade ou ressecamento. É um tipo de cabelo que tem produção equilibrada das glândulas sebáceas, mantendo, assim, melhor hidratação dos fios. São fáceis de manter devido ao brilho e volume adequado que possuem. Faça tratamentos, e use produtos de acordo com a necessidade dos fios em cada estação do ano.



link: http://cabeleireiros.com/noticias/tipos-de-cabelo-descubra-qual-e-o-seu-e-como--deixa-lo-ainda-mais-bonito

Escovas progressivas: como escolher a melhor para cada cabelo?


Existem várias escovas progressivas que prometem resultados maravilhosos, sem riscos aos fios.  Definitiva, inteligente, marroquina, indiana, chantilly, cristal, acetinada, chocolate... Muitas vezes, é difícil distinguir a diferença entre elas e diante da escolha errada, as promessas acabam não sendo cumpridas.

Um cabeleireiro de confiança é a pessoa certa para ajudar nessa tarefa de escolher a progressiva ideal. “É importante deixar claro para o profissional qual é o resultado esperado. A partir daí, ele pode optar por reduzir o volume, deixar totalmente liso ou recuperar os fios danificados. Outra dica é ficar atenta à duração do tratamento para ter noção se o custo/beneficio é viável”, ressalta Gennaro Preite, consultor técnico, da Condor.

Veja algumas escovas progressivas disponíveis no mercado e não se esqueça de perguntar qual é o ativo principal presente na fórmula (tioglicolato, hidróxidos, cisteína ou seus parentes: sugarcane cysteine, cistina e carbocisteína):
Escova Inteligente: o cabelo pode ser lavado no mesmo dia. É ideal realizar uma hidratação logo em seguida a secagem dos fios e finalizar com a prancha. O procedimento é compatível com qualquer outro tipo de química e requer retornos mensais ao cabeleireiro. Esta composição conta com a presença de formol, porém a quantidade deve estar dentro dos parâmetros estabelecidos pela Anvisa, da seguinte maneira: o uso de formol e glutaraldeído em produtos cosméticos capilares é permitido apenas na função de conservantes (com limite máximo de 0,2% e 0,1%, respectivamente), desde que adicionados durante a fabricação.
Escova Progressiva: utiliza substâncias para alisamento, como tioglicolato e hidróxidos. O resultado é a redução do volume. É imprescindível fazer o teste de mecha antes do procedimento e buscar informações sobre quais produtos podem ser utilizados na manutenção.
Escova de Chocolate, Morango, Chantilly: são mais naturais e as suas fórmulas geralmente são à base de cisteìna, contêm ácidos e seivas de frutas. O odor é super agradável. Resultado: nutrição, reconstrução e brilho para as madeixas. Estão entre os tratamentos mais indicados para quem busca por redução do volume capilar com segurança.
Escova Marroquina: composta por aminoácidos, vitaminas A, B5, D, E, argila especial, proteínas da seda, cacau e hidratantes. Os fios ficam cheirosos, mas só podem ser lavados ou presos no dia seguinte. O efeito dura de dois a três meses.
Escova Definitiva (Japonesa): uma pequena quantidade de tioglicolato e amônia está presente na fórmula para alisar os fios. O processo leva aproximadamente seis horas. O retoque é feito apenas na raiz. Algumas restrições devem ser respeitadas: cabelos descoloridos e relaxados sem amônia ou tioglicolato devem ficar longe da escova definitiva, pois pode haver quebra dos fios. È fundamental hidratar as madeixas semanalmente em casa ou no salão para garantir a beleza do novo visual.
Esse foi o primeiro tipo de escova progressiva a chegar no mercado e já esteve envolvida em muitas polêmicas, por conta das quantidades de formol. Contudo, a delimitação da ANVISA colocou um ponto final na questão. É fundamental ficar atento antes de aderir!
Diante de todas as opções, vale sempre checar se a escova progressiva escolhida contém formol e se está dentro das normas restipuladas pela ANVISA. Tendo em mente que a adição de substâncias a um produto já acabado é proibida por Lei e configura crime hediondo.



Consultor espanhol dá dicas para ter cabelos saudáveis e brilhantes


Ter cabelos saudáveis e brilhantes apesar dos efeitos do sol não é mais um sonho! O calor, a piscina e a maresia podem apagar o brilho das madeixas, mas as dicas da rede de salões espanhóis Cebado são preciosas para reavivá-las. Confira!

Cabelos naturais, sem mechas ou coloração, que estão opacos

A causa pode ser a abertura das pontas, que resseca o cabelo e o torna quebradiço. Por isso, os fios se tornam rapidamente sem brilho e apagados. Como tratamento, invista:
1. O primeiro passo é cortar um pouco as pontas, para que a fibra capilar não fique exposta.
2. Escolha um xampu nutritivo e de uso diário, já que no verão o clima fica mais seco. Use também uma máscara de brilho, aplicada uma vez por semana, e um sérum para acabar com as pontas abertas  e proteger os fios das agressões do meio ambiente.
Truque profissional: é importante aplicar corretamente o sérum para dar brilho os fios. Primeiro, coloque a dose na palma das mãos, esfregue uma na outra para aquecer o produto e passe sobre o cabelo ligeiramente úmido, massagenando-o e espalhando bem para que não fique oleoso. Então, seque com o secador. Termine com a aplicação de um pouco de sérum de brilho sobre o cabelo finalizado e seco. Uma porção do tamanho de 1 a 3 grãos de arroz (de acordo com o comprimento dos fios) é o suficiente.

Para cabelos coloridos e com mechas, que estão opacos

No mesmo dia que realizar a coloração ou as mechas nos fios, submeta-os a um tratamento de brilho, que pode ser à base de produtos fixadores de brilho e de coloração. Outras sugestões:
1. Use sempre xampu para cabelos coloridos ou manchados, escolhendo a fórmula que melhor se adapte ao tipo de fios (oleosos, secos, finos, grossos).
2. Finalize a lavagem com a aplicação de um sérum de brilho, que vai amaciar o fio e selar as cutículas, fixando o pigmento da cor e aumentando o brilho na superfície capilar.
3. Cabelos grossos e crespos precisam de um sérum com textura mais espessa, como os fluidos e os em gel. Já os finos podem investir nos em formato de spray, de textura mais líquida, para evitar que os fios fiquem pesados.
Truque profissional: uma semana após colorir os fios, aplique um tratamento de ação regenerante, como os à base de extrato de caviar.