terça-feira, 6 de março de 2012

A onda do argan



Encontrado em cosméticos para pele e cabelo, o óleo extraído de uma árvore marroquina é sucesso em clínicas e salões de beleza. Saiba aqui como os profissionais utilizam o ativo no dia a dia.

Os benefícios são inúmeros: aumento da força e da elasticidade, brilho e maciez do cabelo. Na pele, dá viço e garante a hidratação. Segundo Celso Martins Junior, professor de Cosmetologia e Químicas Capilares da Universidade Anhembi Morumbi (SP), os óleos e seus blends têm seu potencial hidratante definido em função da porcentagem de ácidos graxos essenciais. “No caso do argan concentrado, esse percentual pode chegar a 80% do produto, fazendo essa matéria-prima poderosa no combate ao ressecamento e à porosidade dos fios”, diz. Sobre a eficácia dos cosméticos formulados apenas com óleo de argan, o professor explica que a concentração pode variar muito. “O que determina sua qualidade e seu bom desempenho não são apenas as altas concentrações de ativos, mas todo o conjunto de atributos pré-determinados pela engenharia cosmética ”, explica. Ademir Júnior, tricologista e diretor da International Association of Tricologists (IAT) no Brasil, explica que, ao contrário do que se imagina, o argan é leve. Assim, penetra nas fissuras da fibra capilar, preenchendo-as, sem pesar. Quando aplicado na pele, não aumenta a oleosidade.


PAIXÃO NACIONAL
SEIS TOP PROFISSIONAIS REVELAM COMO USAM O ÓLEO DE ARGAN

“É um ativo excelente para recuperar a saúde dos fios, principalmente dos crespos, que costumam sofrer com ressecamento e processos químicos. Para tratar as madeixas, aplico máscara hidratante no cabelo lavado e deixo-a agir por 10 minutos sob o calor do aparelho Micro Mist, que potencializa em cem vezes o poder do produto. Para mim, esse é um dos cosméticos mais incríveis que já conheci.”
Marco Antônio de Biaggi, do MG Hair Design (SP)

“Gosto de usar o argan, tanto puro quanto em misturas. Quando percebo que o cabelo está mais fragilizado, prefiro a forma pura, que permite renegeração mais rápida pela alta concentração de vitamina E, com ação antioxidante. É importante ressaltar que nenhum tipo de óleo tem proteção térmica. Portanto, não devem ser usados com fontes de calor, como secador, chapinha e babyliss. Para mim, a melhor maneira de tratamento com esse ativo é como pré-xampu. Também amo misturá-lo com máscaras que tenham vitaminas A ou C, ou colocar algumas gotas no condicionador.”
Eron Araújo, proprietário do salão Blend (SP)

“No processo de coloração, para proteger e dar mais brilho aos fios, adiciono cinco gotas de argan na tintura. Ele pode ser usado em qualquer tipo de cabelo. Porém, nos oleosos é indicado fazer a aplicação do comprimento às pontas, evitando o couro cabeludo.”
Karen Yamauchi, hairstylist e visagista no salão Cat´s Vila Olímpia (SP)

“Nem todo cabelo se adapta ao óleo de argan. Nos finos, eu não recomendo, porque os fios acabam pesando. Uma maneira bacana de usar o produto é misturando-o a uma boa máscara. É só pingar umas gotinhas e passar. Acredito que o mix de bons cosméticos traga vantagens para clientes e profissionais.”
Bruno di Lorenzo, do salão Claudio Miguel Hair Design (RJ)

“Quando aplicado puro e na quantidade adequada, o óleo de argan não pesa e sua absorção é grande, embora não seja total. Na maior parte das vezes, o ativo age na superfície da fibra capilar, selando a cutícula. Misturá-lo a outros produtos nem sempre é recomendável, pois alguns deles perdem o efeito. No home care, essas misturas não são indicadas, pois qualquer erro na medida compromete o resultado desejado.”
Cesar Augusto, do Mirage Porto Alegre (RS)

“O óleo de argan tem propriedades nutritivas e é bastante versátil. Ele pode ser aplicado nos fios de diversas formas: como sérum, tratamento, leave-in. Existem no mercado gamas inteiras de produtos que contêm o ativo. Recomendo, independentemente da marca, o uso de cosméticos da mesma linha, pois como têm os mesmos princípios ativos, se completam e apresentam maior eficácia.”
Jô Nascimento, do Espaço Jô Nascimento (SP)

Veja mais na edição 192: www.lojaduetto.com.br
Fonte: http://www2.uol.com.br/cabelos/cabelos/a_onda_do_argan.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário