quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cosméticos naturais



Estamos expostos a inúmeros agentes agressivos  no nosso dia a dia, desde a poluição das grandes cidades até o excesso de química nos mais diversos produtos que utilizamos. Sabemos, contudo, que este excesso será absorvido pelo nosso corpo, desequilibrando nossa saúde.
Na busca por uma vida mais equilibrada e saudável, optamos por tudo que ofereça bem estar, tanto para nós quanto para o ambiente a nossa volta. A escolha de produtos orgânicos  é uma ótima opção para uma vida mais saudável, sem desviar o foco da preservação do nosso planeta.

Quando falamos em produtos orgânicos, a primeira ideia que nos vem à mente são produtos cultivados sem agrotóxicos, limpos e mais saudáveis, em que todo o manejo agrícola está baseado na preservação dos recursos naturais e não explorando social e economicamente as comunidades que os cultivam. Mas será que isto também se aplica aos cosméticos?
Quando adicionamos uma matéria-prima proveniente de um processo de cultivo orgânico num cosmético, sabemos que foi cultivada e extraída de uma forma em que todos os aspectos citados anteriormente são respeitados. Além disso, ela permanece in natura na formulação, mantendo suas características e fornecendo seus inúmeros benefícios.
Em um cosmético convencional, quanto mais enriquecida a formulação, com moléculas novas, de alta performance, mais percebido será o efeito do produto. Sendo assim, alguns aspectos não são considerados, como a origem destas moléculas (sintetizadas em laboratório ou de origem vegetal), a biodegradabilidade do produto no meio ambiente e ainda, em casos de matéria-prima de origem animal, a forma como foram extraídas. O mais importante, neste caso, é a apresentação do produto final, sua aparência e performance.
Nos cosméticos naturais e orgânicos, a consciência de quem produz e consome passa por outra linha. Quem produz prioriza escolhas de matérias-primas somente de origem vegetal, com o mínimo possível ou sem nenhuma modificação molecular. Não realiza testes em animais, as embalagens são recicláveis e os processos de produção são executados com menor consumo hídrico e de energia.
fabricante tem ainda a responsabilidade de adotar um programa de gerenciamento de resíduos, não poluindo o meio ambiente. Tudo isto para garantir uma produção limpa, produtos mais saudáveis e com os benefícios especiais dos ativos, para um consumidor diferenciado.
Assim, não só podemos afirmar que usar cosméticos naturais e orgânicos é mais saudável, como também é uma nova consciência para preservar nosso planeta.
* Artigo de Ednéia Cascardo Peres , diretora da Arvensis Cosméticos Naturais Farmacêutica Industrial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário